Obesidade

Dra Isabel Cristina da Silva Assis fala sobre Obesidade

Estamos vivendo dias mais difíceis que o habitual, estamos passando por mais preocupações e incertezas, isso nos causa ansiedade, alterações em nosso humor e nos nossos hábitos. Não temos tempo para nós! Deixamos de lado as caminhadas, o contato com a natureza, o convívio com as pessoas que curtimos, as refeições equilibradas, o sono tranquilo trocado pelas preocupações, os exercícios, tudo isso afeta em nosso peso.
E quando percebemos estamos fora do peso ideal, que pode ser desde um sobrepeso até a obesidade exagerada, que nós trará doenças decorrentes de sua presença em nossa vida. Ninguém quer ficar doente, não é mesmo? Queremos estar bem, mas muitas vezes não sabemos por onde começar! É tanta informação que nos confunde.
Pois bem, devemos começar dentro de nós, nos propondo a uma mudança no nosso estilo de vida, no começo tudo parece difícil, mas aos poucos vamos nos acostumando a hábitos novos, tais como pequenas caminhadas, comer mais legumes e saladas, pequenas porções nas refeições, um sono com melhor qualidade, evitar excesso de carboidratos e doces, a ajuda de um profissional da área médica, também é importante na sua conquista. Às vezes, a nossa ansiedade é tão grande que não conseguimos segurar a nossa compulsão a comer excessivamente, e isso nos causa uma grande tristeza, mas reconhecer essa questão é importante, pois tratando a parte emocional, a ansiedade tem grande chance de diminuir e com ela a compulsão.
A obesidade também pode ter causas genéticas, quer dizer que pessoas que possuam familiares obesos terão mais propensão da desenvolver a obesidade, se estiverem exposta a um ambiente “obesogênico”, ou seja, um ambiente em que estamos expostos ao sedentarismo, ao erro alimentar, ansiedade, ao stress frequente, ao excesso de ingesta de carboidratos, entre outros...
Como podemos ver, a Obesidade tem muitos fatores que a influenciam, portanto é necessário ações que atuem nestes fatores,tais como: acompanhamento com seu médico, exercícios, correção alimentar através de uma orientação com a nutricionista, retorno frequentes para avaliar a evolução desta condição. A Obesidade pode propiciar o aparecimento de diabetes mellitus, elevação no colesterol e no triglicerides, hipertensão arterial, além do cansaço frequente que se sente. Por isso a importância em tratar a Obesidade.
Portanto, comece a tratar a Obesidade dentro de você, permitindo que os profissionais da área da saúde possam participar de sua conquista, ajudando a dar os passos na mudança de estilo de vida, no tratamento medicamentoso quando indicado, na mudança alimentar e assim por diante.
Estamos na torcida pela sua conquista pessoal!

Dra isabel Cristina da Silva Assis

Ver mais informações e dicas

window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-173354444-1');